quinta-feira, 5 de maio de 2016

Roteiro Espetacular: Churrasco à francesa

Escolhi ir ao CT Boucherie em uma ocasião especial. Sabia que a casa de carnes do chef Claude Troigros no Leblon era concorrida durante a noite, logo, optei por ir almoçar, sem ter que esperar na fila, apenas chegar e sentar.


O lado de fora do bistrô é bem charmoso. Um toldo listrado vermelho e branco sobre as janelas com vista para a rua Dias Ferreira traz todo um ar europeu. A decoração interna também não fica por menos. O pequeno salão remete a um açougue antigo. Combina piso de madeira; paredes revestidas com azulejos brancos e desenhos de cortes de carne; e um balcão ornamentado com peças de embutidos e carnes curadas.

                                                                                                                                                                                        foto: Divulgação
Na parede, o item de decoração que rouba olhares é a fotografia que traz o souschef Batista, trajado de açougueiro, numa alusão à obra “Les Garçons Bouchers”. Uma ótima sacada. Para sentar, cadeiras e sofás de couro vermelho. Diferentemente do Olympe - o restaurante top de linha do grupo Troigros Brasil, o CT Boucherie não é luxuoso aos olhos, o luxo mesmo está no fato de comer-se muito bem.


Para completar o clima de açougue, o sousplat mostra um “mapa do boi”. Onde mais eu saberia onde fica a capa de filé? Apesar do ar de época, o conceito do restaurante passa longe de ser antigo. Por lá, a carne é a estrela do prato e os acompanhamentos são servidos a mesa dos clientes em sistema de rodízio, o grande diferencial da casa. Como não sabíamos tudo o que estava por vir, pedimos o couvert para começar. Pães, biscoitos e manteiga. Honesto, mas dispensável. Então, solicitamos ao garçom um bife de Chorizo Superior e a Prime Rib Especial, ambos mal passados.


A prime rib estava quase crua, no ponto que gosto. Tão macia e suculenta que nem precisou ser regada com a opção de molho que escolhi.


Os pratos vêm à mesa com uma mousse de agrião, uma panelinha de batatas chips e uma dourada porção de farofa de panko. Entre os acompanhamentos em rodízio, destaque para o surpreendente chuchu gratinado com parmesão e gruyère - nunca pensei que um chuchu pudesse ser tão relevante; para o purê de mandioquinha, perfeito em textura e sabor, na boca era sedoso, envolvia as papilas como um cobertor; e para os legumes salteados na manteiga, que pode ser muito simples, mas nas mãos do Claude, viraram uma guarnição e tanto. Poderia ficar horas repondo o meu prato com eles, e fiquei. Saí do CT satisfeita e sorrindo. // $$$$


CT Boucherie
Rua Dias Ferreira, 636 - Leblon
Rio de Janeiro/RJ
Telefone: (21) 2529-2329
Aceita todos os cartões 
www.ctboucherie.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário